segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil no PBP 2011


Em 1999 tivemos o Kayo de Oliveira, melhor, não tivemos, pois naquele tempo não existiam brevets no Brasil;
Em 2003 tivemos o Manoel Terra, mas dos que pedalam ainda hoje são poucos os que acompanharam a participação do Manoelito.
Em 2007 tivemos o primeiro grupo de brasileiros participando de um PBP. Foi um PBP com tempo ruim, chuva e vento e poucos brasileiros brevet. Tivemos uma boa cobertura da imprensa e principalmente muitos ciclistas acompanhando a nossa participação. Para isto o trabalho do Carlos F. Kieling no blog http://www.audaxdovale.audax.org.br/
Foi ótimo e importante. Tivemos alguns relatos e história para contar, boas e ruins, mas motivaram a participação de outros brasileiros em eventos maiores.
Nos anos seguintes tivemos outros participantes em brevets longos, os primeiros brevets de 1000 km no Brasil, o primeiro Randonneur 5000.
Em 2011 temos o primeiro grande grupo de Brasileiros no PBP.
Pretendia fazer uma pesquisa para colher informações que poderiam ser importantes para as próximas participações brasileiras, em 2015, mas até para fazer a lista completa dos participantes já tivemos dificuldades, imagina fazer uma pesquisa com 50 participantes. A confecção, encomenda e envio das camisas foi outro trabalho.
Em novembro fiz uma lista com o nome de 65 brasileiros que pretendiam participar do PBP 2011, destes apenas 22 estão pedalando na França neste momento. A questão não são os 22, mas os demais que decidiram participar quando, e se tiveram tempo de se preparar adequadamente?
Também fico pensando porque de muitos dos melhores randonneurs brasileiros não estarem participando do PBP 2011? Mesmo aqueles que teriam condições financeiras para estar lá!
É melhor cair na real e deixar de sonhar.
O fato é que os brasileiros estão participando do PBP 2011 e nem consegui colocar mais informações como deveria ter feito durante a semana. Acho que não tenho a mesma capacidade que o Kieling teve em 2007. O fato é que devemos aproveitar a oportunidade para divulgar a modalidade, para torcer a acompanhar os amigos, e quem sabe teremos muitos brevetados, quem sabe todos escrevam um bom relato que motive muitos outros a participar e organizar brevets.

Alguns recados para complementar esta postagem:

Acho que conseguimos que a maior parte dos brasileiros com menos experienca fossem bem informados, e preparados para a prova.
Já estão largando os grupos de 90 horas. Alguns como Cezar largam as 21:00, isto é 16:00 horas de Brasil.
Todos tem um chip no tornozelo, mas parece que somente tem sensores nos PCs.
Silas, 8574, Rafael, 8575, e eu largamos segunda as 05:00, ou meia noite no Brasil.
Muito obrigado a todos pela torcida, e garanto que vamos carregar bem a bandeira brasileira.
Abraços a todos e bom pedal,

Richard Dunner


eu me sacrificarei para esse vosso objectivo, andadando com vòs uma parte do percurso
para vos propulsar para um ressultado positivo, sabendo que eu conheço o percurso
inteiro como os meus dedos e os pontos mais fragéis, e podêr ir o mais longe para
dormir a st. Nicolas du pelem

Jorge Martins

Um comentário:

Anônimo disse...

Rio Grand Do SUL!!!!!!