segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Descrição do percurso brevet 600- primeira parte

Neste domingo eu e o Udo fizemos o percurso do brevet 600km, de carro. O Udo vai fazer a carta de rota com detalhes da altimetria. Já fiz mais de 1000km neste brevet, mas motorizado. As estradas apresentaram alterações depois de 30 dias da visita anterior.
Descrição do percurso.
Largada no Hotel Solar em Venâncio Aires.
Largada em frente ao Hotel na RST 453, seguiremos em direção a Lajeado, mas alguns metros depois já iremos seguir a direita na Avenida das Industrias em direção ao Campus UNISC. Este percurso foi incluído apenas para completar alguns quilômetros faltantes. Depois de 1600 metros, em frente ao pórtico de entrada de uma fazenda, será o retorno para a RST 453. Na RST 453 é preciso seguir a direita e logo depois fazer o retorno em direção a RST 287. Defronte ao hotel Solar são 2300 metros até o trevo da 287. Seguir em direção a Santa Cruz do Sul.
É ruim e perigoso pedalar na 287, principalmente neste inicio pois a Concessionária transformou o acostamento em terceira faixa, mas antes das 4h da manhã o transito é tranquilo. O perigo pode ser maior próximo às 5h e principalmente se tiver algum baile próximo à rodovia. O percurso até Pinheiral é bem leve e tem predominância de planície com leve decida. Em Pinheiral, depois das pontes iniciam as curvas e a subida que vai até depois do trevo do Fritz e da Frida ( trevo de acesso a Santa Cruz do Sul ou aeroporto/linha Santa Cruz..). O trevo é logo depois do posto da Policia Rodoviária Estadual, mas não tem segredo e é só seguir em frente. As curvas em subida são com terceira faixa e sem acostamento, mas a maioria dos participantes do brevet já cruzou por aqui e sabe que é sempre preciso cuidado. A subida não assusta ainda mais no inicio do brevet. Depois do Posto Nevoeiro inicia a decida, melhor ter cuidado e é importante usar também o freio e ter um farol potente.
Logo após o final da decida tem o trevo de acesso a UNISC/Santa Cruz do Sul e é preciso prestar a atenção pois tem que seguir a esquerda. Provavelmente terá alguém da organização por aqui, mas se não for possível? Aqui começa o percurso urbano que vai cruzar a região central de Santa Cruz do Sul. Cada ciclista vai ganhar o mapa abaixo, mas andando apressado no escuro é mais difícil.

Este percurso é o mesmo utilizado em vários outros brevets. Muitos dos ciclistas participantes já conhecem este percurso.
Descrição do percurso urbano Santa Cruz do Sul.
Entrada na cidade, percurso vermelho no mapa, utilizando a Av. Independência. Cruzar a entrada da UNISC e seguir sempre em frente até a rotula com a rua Oscar Jost. Na rotula seguir na segunda saída, a que fica mais em frente, seguindo quase em linha reta, entrando na rua Carlos Trein Filho. Seguir nesta rua até o quinto semáforo na esquina com a rua Senador Pinheiro Machado. Seguir a esquerda até o segundo semáforo. Você vai estar na esquina do hotel Antonios ( rua Sen. Pinheiro Machado com Ernesto Alves). Seguir a direita na Ernesto Alves até o próximo semáforo, que fica na esquina do BIG. Você estará utilizando o percurso marcado em verde no mapa. No semáforo em frente ao BIG, seguir a esquerda na rua Paul Harris. Na Paul Harris seguir em frente até o final da rua que é no semáforo em frente à Faccin Bicicletas. Seguir a esquerda na rua principal- Euclides Kliemann, mais uns 400 metros e seguir em frente à direita no semáforo. Cruzar em frente ao Posto da Brigada Militar e seguir em direção a Rio Pardo. Após a ponte seguir na rua lateral à direita. Seguir me frente no trevo e logo depois você vai cruzar em frente ao Hotel Feldmann- local de largada do brevet 400 de janeiro. Seguir em frente até o final da pista dupla/lateral, seguir na rodovia 471 em direção a Rio Pardo.
Você esta seguindo em direção a Rio Pardo, mas 6 km depois do final da pista dupla do Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, deverá seguir a direita pouco antes do viaduto que cruza sobre a BR 471. Para alguns o dia deverá estar clareando, mas para os mais adiantados poderá ainda ser escuro e este viaduto não é iluminado. Possivelmente tenha uma placa do Audax por lá indicando a direção, mas estas placas costumam sumir por algum fenômeno desconhecido da natureza humana.
Agora você estará pedalando na estrada nova, chamada de Nova 471, mas que na realidade a estrada é:
RS 412 até o viaduto sobre a RS- 287;
RSC 153 até Barros Cassal.
Depois de entrar na rodovia RS 412 ( nova 471) você vai seguir sempre na mesma estrada até chegar na BR 386 e estar muito próximo do PC-2.
Perfil da altimetria da estrada de Santa Cruz do Sul até Barros Cassal

Imagem retirada do livro: Caminho da RS-471, José Alberto Wenzel.

Na entrada da RS-412 a altitude é de 66 metros. Este com certeza será um dos melhores locais para se pedalar pois o percurso é plano com decidas e subidas leve, o asfalto é novo e até o viaduto sobre a RST 287 o acostamento é bom. O cuidado é com os tachões em alguns pontos, principalmente nos trevos e viadutos. Depois do viaduto sobre a RST 287 a rodovia torça de nome e o acostamento passa a ser uma fixa estreita e mais suja, mas sobre isto já foi comentado em outra postagem. O percurso é moleza até o trevo/rotula de entrada para Ferraz. Ah! Ferraz, mas é ali que inicia a subida. A serra é boa de subir e de manhã cedo não é tão quente, vai estar bom. A altitude máxima da estrada é de 629 metros e lá na altura vai ser o PC-1, no km 110 do brevet.
Chegou lá em cima, eba, chega de subida! Que nada, vai ter decida e subida, ir do PC-1 até Soledade é mais fácil do que retornar. Depois do PC-1 é necessário observar a reposição energética e hidratação e ponto importante é o trevo de entrada para Barros Cassal ( altitude 621 metros). Barros Cassal fica a 35,71 km do PC-1 e a 43 do PC-2 e estes últimos quilômetros são sem nenhuma estrutura na estrada. A opção de alimentação é entrar em Barros Cassal, seguir por 600 metros e chegar no Mercado Barbieri para fazer o reabastecimento de alguma bebida ou comida.
Depois de Barros Cassal:
a estrada não tem asfalto novo;
a faixa estreita de acostamento está tomada pelo capim em muitos trechos;
a estrada tem mais transito de veículos.
Para compensar a altimetria e favorável.
Do trevo para Espumoso até a Br386 são 6 km e a estrada tem vários buracos que não estão na faixa do acostamento, mas é importante ter atenção.
Chegando na BR-386 é importante ter atenção pois é preciso cruzar a rodovia a seguir a esquerda em direção a Soledade. O PC-2 fica no segundo posto de combustível, Posto BR Dona Adélia. No posto sempre estão muitas carretas estacionadas e nem sempre o PC vai estar tão visível. O PC será no restaurante.

Anônimo disse...

reclamavam vendiam sobrevive disseminação soldados cantor especifique tabuada anunciavam orienta