segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Relato do Pexe

Nem sei como começar mas vai lá!
Meu nome é Jair ,mais conhecido por Pexe entre os amigos .
Estou super feliz de ter participado da mais longa etapa de audax já realizada no Brasil. Esta prova serviu para encurtar laços de amizades com muitos ciclistas de várias cidades e estados. A prova foi dura mas todos estavam determinados a ir até o fim. Nos 2 primeiros dias o frio e o sono foram os piores adversário. Tivemos alguns amigos e amigas que por problemas diversos tiveram que sair da prova. Os que continuavam buscavam se incentivar com conversa , piadas e histórias , nem parecia que era um audax. A organização ao meu ver foi muito eficiente. Dos 29 ciclistas que largaram 17 terminaram com êxito. Entre os que terminaram tenho que elogiar a força e garra de uma mulher. A Lidiane com certeza será lembrada para sempre como a primeira mulher a completar uma prova audax de 1000 km no Brasil. Com certeza terão outras provas 1000 km no Brasil, mas na primeira Lidiane tem seu nome gravado como vencedora. Outra pessoa que demonstrou muita garra foi seu Mogens que com 60 anos também terminou a prova. Eu treinei muito e dentro das minhas previsões fiz uma boa prova em 62:10 h. Tenho que elogiar também o Luiz Faccin que lutou muito para que essa prova fosse realiza. Apesar de não ter tido tempo de treinar muito, ele participou da prova pedalando e levando muita alegria a todos que estavam a sua volta, completou a prova cansado mas feliz.


Para me preparar pra série audax 2009 eu comecei a treinar já em dezembro do ano passado. Quando peguei férias coletivas na Randon e fiz uma pedalada de mais de 1700 km indo de Caxias do Sul me direção ao litoral e depois indo para o Paraná até Foz do Iguaçu. Isso em 10 dias no total e 7 dias e meio de pedal com uma carga de 15 kg. Depois veio a rotina de 2000 km de treinos por mês , em minha vida nada vem fácil tudo tem que ser com muito trabalho , nessa minha jornada contei com apoio de muita gente , meu salário de metalúrgico é pouco pra tantos gastos com ciclismo de longa distancia. Nos brevets deste ano eu tinha o propósito de homologar bons tempos pois tenho a ambição de correr provas profissionais, mas para isso eu precisava provar pra mim que tenho condições. Em momento algum eu queria andar na frente para provar que era o melhor da bike, ou coisa assim. Sei que Audax não é prova de velocidade. Fui muito bem recebido nas provas em Santa Cruz e me sentia pedalando em casa. Uma idéia mais boa foi essa de juntar as provas de 400 km e 600 km e com isso a turma já conhecia o trajeto inteiro onde seria a prova de 1000 km. Os voluntários da prova foram perfeitos ao meu ver, a organização foi nota 10.
Bom vou falar um pouco da prova de 1000 km. Eu não sabia como meu corpo iria reagir a tanta distancia decidi moderar um pouco o ritmo. Na primeira perna só fui rápido para alcançar os dois ciclistas de Santa Catarina que iam num ritmo alucinado onde tive que fazer muita força, mas serviu para esquentar um pouco. No posto Fita Azul ( PC-1) parei 30 min e já estava na estrada. Cheguei depois das 22 h no hotel e as 3 h da madruga peguei a estrada sozinho. O frio estava muito intenso mas decidido eu ia em frente. Depois das 15 horas eu estava no hotel de novo e tirei um cochilo de 1:30h. Parti para Encantado, chegando lá apareceu uma chuva e fiquei lá mais de hora. No retorno encontrei o Saul quase chegando no Pc.

Depois de Lajeado encontrei com o Faccin, Udo, Rodrigo e Claiton, parei e ficamos conversando um tempão, depois segui e ia passando por vários audaxiosos. Cheguei no hotel as 5:09 h e pedi para me acordarem as 7 h , a ultima perna do Audax eu moderei ainda mais o ritmo. Queria curtir o que seria o fim da prova.
Em General Câmara cheguei muito cedo e perdi a sopa, mas tomei um belo café com bolo. Nos últimos 60 km era tudo alegria sabia que chegaria ainda de dia. Ao passar pelos amigos parava a bike pra conversar e perguntar se não precisava de algo pois tinha suplementos alimentares sobrando e pilhas que para mim não iam ter mais utilidade naquela prova. Cheguei as 17:40 h e depois de carimbar o passaporte pedi pra fazer uma ligação pra minha mãe e disse que tinha chegado são e salvo .

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Pexe ....meu email é FRANCCHI@HOTMAIL.COM - gostaria que me desse dicas de como participar...etc....qtos km dia....que horas treina já que como eu trabalha , etc...
grande abraço e parabéns pelo esforço