terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais longo evento de ciclismo do ano!

O brevet Farrapos 1000 km será o mais longo evento ciclístico realizado de forma continua aqui no Brasil em 2009. São até 75 horas para concluir o percurso de 1017 km.
É a primeira vez que um evento desta distancia e nesta modalidade é realizado aqui no Brasil.
O brevet tem validade internacional
Brevet homologado pelo Clube Audax Paris
Brevet válido pelo calendário ACP- Audax Club Parisien
(http://www.audax-club-parisien.com/)

Conforme o regulamento só pode participar do brevet de 1000 km o ciclista que tiver pedalado o brevet anterior que é de 600 km. Trinta e um ciclistas devem largar às 3:30 da manhã gelada desta quinta feira para pedalar o brevet Farrapos 1000 km.

Para ler o regulamento veja no blog:
http://audaxsantacruz.blogspot.com/2008/10/novo-regulamento-dos-brevets.html

O Farrapos 1000 km é um evento Randonnée, modalidade que aqui no Brasil ficou mais conhecido pelo nome de Audax.
É um desafio ciclístico não competitivo amador onde o ciclista deve pedalar uma distancia dentro de um tempo limite para o brevet. O ciclista deve pedalar sem apoio e deve ser o mais auto suficiente possível. Apoios serão permitidos apenas nos Postos de Controle (PC) e Pontos de Apoio (PA) do evento.
Neste tipo de evento o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distancia com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas.
São poucas as restrições para participar desta modalidade. Este fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos movidos à propulsão humana, principalmente, a bicicleta, favorecem a participação de diferentes faixas etárias. Não existe categoria e nem classificação. Todos que pedalam a distancia do brevet dentro do tempo máximo são vencedores, recebem uma medalha, certificado de conclusão e a homologação que tem validade internacional e permite ao ciclista participar do brevet seguinte
O brevet é realizado em qualquer condição climática e este pode ser um desafio maior do que o fato de pedalar a distancia especificada.
Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada. Para tanto é importante é manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, e alimentar-se corretamente, além de treinar para manter o preparo físico. Quanto maior a percurso do brevet maior também a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário.
Longa distância; é sinônimo de muito tempo pedalando e isto exige uma preocupação com um grande numero de detalhes.

Pedalar longa distancia representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, longos aclives, escuridão da noite, às vezes, solidão e outras dificuldades e perigos das estradas brasileiras. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios. Exige reservar um tempo na vida para realizá-la, significa pedalar como se vivesse desde sempre sobre uma bicicleta ou como se fosse a única coisa a ser realizada para sempre. De certa forma é esquecer o mundo real e brutal do cotidiano, reduzir o stress, virar-se “super homem”, ou “super mulher”, capaz de superar tudo, por um objetivo sobre uma bicicleta.
Para enfrentar os perigos, desafios e as mais diversas condições são obrigatórios diversos equipamentos de segurança e necessários vários outros opcionais que acrescentam peso a bicicleta. È bom lembrar que as condições das rodovias no Brasil dificilmente são boas e este fato deve ser levado em consideração na escolha da bicicleta e também de acessórios para utilização em uma prova.

Porque Farrapos

A idéia do nome veio das dificuldades que o ciclista enfrenta durante a jornada. É preciso ter espírito de guerreiro farroupilha para pedalar mil quilômetros sem apoio, enfrentando todas as dificuldades da estrada, lutando contra o sono e suportando o clima de inverno. Além disto, o Brevet Farrapos será um marco no ciclismo de longa distância não competitivo no Estado e no país, da mesma forma que a Revolução Farroupilha foi para o Rio Grande do Sul”.

Organização Santa Ciclismo www.santaciclismo.com.br
Código ACP-980005
Diretor de prova: Miguel P. Lawisch
Largada e chegada no Hotel Antonios em Santa Cruz do Sul, RS

Largada: 3:30h do dia 30 de julho, quinta feira.
Chegada: até às 6:30 do dia 02 de agosto, domingo.
Premiação: 11h do dia 02 de agosto no hotel

Mais informações leia as postagens anteriores neste blog

Nenhum comentário: