quarta-feira, 8 de julho de 2009

Com apoio e sem apoio

Existem duas maneiras básicas de se participar de um brevet Randonnée.
São elas: Com Apoio e Sem Apoio

OBS: nos brevets não é permitido qualquer espécie de apoio, ou veiculo acompanhando o ciclista, a exceção são os casos autorizados ou veículos da organização, geralmente visam zelar pela segurança do ciclista em trechos mais perigosos.
O apoio é permitido apenas nos Postos de Controle (PCs), é deste tipo de apoio que eu me refiro neste texto.

Sem apoio
O ciclista pedala contando apenas com a estrutura fornecida pela organização do evento e da estrutura que encontra disponível nas estradas utilizadas no percurso do brevet.
Este é o tipo de participação mais utilizada aqui no RS, principalmente em brevets menores e com boa estrutura nas estradas. É o modelo de participação onde o ciclo turista tem maior independência a autonomia e o que melhor se encaixa com a definição Randonneur de auto suficiência.
Quando pedalei o Paris Brest Paris 2007, conversando com os franceses, pude perceber bem a diferença entre as duas formas de pedalar um brevet. Também ficou bem nítido a valorização do ciclista com uma participação mais autônoma. Mais do que uma opção, a possibilidade de pedalar o Paris Brest Paris, sem apoio, é uma decisão de muitos franceses e também estrangeiros. Mesmo o ciclista tendo opções de usar o apoio da família que reside próximo ao percurso do PBP, muitos escolhem pedalar o brevet sem usar este apoio. No pais onde o ciclo turismo é o mais desenvolvido no mundo, a França, companheiros do clube de ciclismo, amigos, conhecidos e colegas de pedaladas, valorizam mais o ciclista sem uso de apoios nos PCs.
Quando passava um ciclista pedalando mais rápido, utilizando uma bicicletas sem bagagens, até sem bolsa de selim, em alguns casos, os franceses balançavam a cabeça e diziam: “Sans bagages”. Muitos optam inclusive por dormir ao relento, nas portas das padarias, ou em algum local mais abrigado que encontrar no caminho. Esta opção obriga o ciclista a transportar todo o vestuário e equipamento de possa precisar durante o brevet. Era comum encontrar ciclista com alforje bem cheio.

Com apoio
A opção dos franceses contrastava com a de muitos ciclistas que utilizavam apoio em todos os PCs e com a maior e melhor estrutura montada disponível. Desta forma podíamos encontrar dezenas de trailers, carros e ônibus estacionados próximo aos PCs. Existem diversas maneiras de se realizar um apoio em um PC de algum brevet. Uma forma é estacionar um carro onde o ciclista retira alguma vestimenta para troca. Outra maneira é o pacote utilizado por muitos norte Americanos e canadenses que incluí o transporte de bagagem e também o transporte do ciclista até um hotel 4 estrelas nas proximidades do Posto de Controle.


O certo é que a medalha do brevet pedalado é a mesma, sem distinção para ciclista que usou apoio, ou não. O valor sentimental e a sensação de conquista é que pode ser diferente. Difícil de definir isto, mas com certeza deve haver uma diferença entre as culturas mais individualistas e capitalistas para as demais. Outro fator é a condição financeira de cada participante o que muitas vezes define tudo. O discurso pode ir para uma via longa e não é este o objetivo.
Um outro fator, que pode-se perceber, é o número maior de desistências de ciclistas que possuem um carro de apoio, principalmente em um PC que está localizado em algum dos momentos mais difíceis do brevet. A tentação de ficar no conforto é grande.


No brevet Farrapos 1000 km,

O brevet de 1000 km será realizado da forma mais adaptada as condições para a realização de um evento com estas características aqui no RS. Muito longe de um Paris Brest Paris, próximo apenas na distancia pedalada, ou seja, 200 km a menos, o Farrapos vai utilizar um percurso dividido em 4 etapas. No final de cada etapa, são quatro percursos diferentes, o ciclista retorna para o Hotel, o mesmo onde será realizada a largada e chegada. Desta maneira muito é facilitado para o ciclista e também para a organização. O ciclista poderá pedalar o brevet de 1000 km sem precisar de apoio, mas esta opção não é descartada. Todo apoio deverá somente ser realizado nos PC ou nos PAs divulgados pela organização.
PA= ponto de apoio que tem as mesmas características de um PC, porem o ciclista não precisa carimbar o passaporte e nem é obrigado a parar. São pontos indicados onde o ciclista encontra possibilidade de reabastecimento, e, se for o caso, o seu apoio.

No brevet Farrapos 1000 não teremos serviço de transporte de bagagens, mas as varias possibilidades de pernoite e alimentação serão indicadas aos participantes.

2 comentários:

Rafael P. de Castro disse...

Faccin, falo com honestidade, gostaria de ser totalmente autossuficiente. Gostaria, mas o Hotel Antônios é a maior tentação que existe, então deixo grande parte das minhas "tralhas" lá. Mas, esse apoio compensa nossas estradas, que "sugam" nossas energias extras. Talvez um dia faça um PBP totalmente autossuficiente. Abraços a todos randonneurs farrapos!

Rafael

Luiz M. Faccin disse...

Oi Rafael

Está a a finalidade em se ter os pcs no hotel. O apoio extra fica praticamente dispensado com a possibilidade do ciclista pegar suas coisas neste hotel. Abraços